quinta-feira, 30 de abril de 2020

POEMA DA MULHER SOBREVIVENTE-VANDA LÚCIA DA COSTA SALLES









POEMA DA MULHER SOBREVIVENTE

                                            Vanda Lúcia da Costa Salles

                                     I
Este poema, confesso só quer sobreviver. Educação é coisa séria!...                                                          Pois sabe, às vezes, viver é um risco incomensurável. Saúde é preciso!...                                                 Motivo este: aprendo a aprender a ler e a interpretar                                                                        tudo, todos, tim tim por tim tim.                                                                                                            Até mesmo, os pingos nos ii.

                                     II
Há quem diga: como posso atrever-me a sobreviver?   Que audácia!                                                         Imprimir no tempo a marca indelével dessa minha escrita de minoria...                                           De mulher, solteira, idosa, evangélica, cristã ou pagã. A sina de ser mãe, no social                                  E a ingratidão, no geral.  Útero e vagina incomodam ao mundo,                                                     haja vista o crime feminicídio... e/ou  as Musas decapitadas...      
                       
                                  III

Tenho a Liberdade por escolha. Sempre fiel, ao meu pendão!                                                                 A sós, confesso,  atravessei sendas. Tortuosos caminhos...                                                              Não que a solidão fosse causa. Não que homem não fosse o gosto.                                                     Não que os companheiros negassem o fogo. Sim, fiel a mim mesma!                                                  Com um cantinho todo meu... Com coração, pena, esta vontade de ser!...

                                  IV

Ó poesia, o porquê eu ser assim, despudoradamente insana, sei                                                          usar a minha pineal e aprimorar os sonhos... Louca, eu?                                                                                Apenas, não sou hipócrita!                                                                                                                         Solto a voz, desatinada. Obstinada. Para que outra sobrevivente queira,                                                             em fim,  ouvi-la e senti-la, e

                                      V

estender-me-á  um abraço forte na forma de um flamingo alçando voo!...

                                       VI
Ou de um barco de curumim deslizando em rio bravo, na imensidão da floresta!

                                       VII
... em pleno século 21, em tempo: estou viva!



Nenhum comentário:

Postar um comentário