nº01 ENTIDADE NACIONAL DE LITERATURA, ARTES,CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO Fundadora e Diretora: Profª Vanda Lúcia da Costa Salles
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
HOMENAGEM : DECÁLOGO DO EDUCADOR ´DO SÉCULO XXI - VANDA LÚCIA DA COSTA SALLES (BRASIL)
Foto: UNIVERSO, óleo e acrílica de Vanda Lúcia da Costa Salles
DECÁLOGO DO EDUCADOR DO SÉCULO XXI
Ao Educador Anísio Teixeira (Brasil) e a todos os educadores no planeta
VANDA LÚCIA DA COSTA SALLES (BRASIL)
1º
é necessário imbuir-se de Amor e acreditar ser capaz, porque competência é gerenciar o salário aviltante que denigre a nossa imagem... E corroi os nossos bolsos e vida.
2º
é preciso sempre abrir o grande livro da Esperança, gerar um sorriso, amarrar os cadarços do tênis e seguir em frente... Como um adolescente segue a sua canção.
3º
é certo também que, às vezes, as ondas nem sempre morrerão nas praias... Mas, os rochedos e penhascos estarão ali adornando as águas. Sejamos fontes!
4º
é primordial que tenhamos dúvidas, poucas certezas. Entretanto, ao tê-las, convenhamos: melhor uma partida de xadrez?
5º
é encantador bailar com os ventos... E saltitar calçadas e esquinas,porém
precavenha-se dos gafanhotos aturdidos.
6º
é quase certo que a criatividade nos eleva, todavia um passo de cada vez também exalta. E os nossos pés são tão querubins!
7º
é facilitador um prêmio como o "melhor" educador... Francamente, não há prêmio maior do que o sorriso de alguém que aprendeu com os seus próprios olhos a enxergar o sorriso em nossos olhos.
8º
é confortante saber que o saber não é privilégio nenhum... Portanto, lutar por esse saber é mais do que acariciar estrelas. Ufa! Nascemos cometas.
9º
é absolutamente relevante ser autônomo de pensar... Livre como as gaivotas e as madressilvas... E desobediente como uma mulher que sabe onde está o seu nariz...
Ah, é tão lânguido o desabrochar-se em pétalas!
10º
é magnificamente poético conceber a sorte de ser um EDUCADOR em pleno século XXI e ser utópico, inconvenientemente utópico... Como as borboletas de fins de tardes, pousando leve, em folhas úmidas e relvas macias ou mesmo, no podre do galho de uma árvore inútil (para alguns)... Mas também saber, que é infinitamente destino ser apenas, um pequenino ser que aprendeu a compartilhar o sonho... E que este sonho ninguém conseguirá roubá-lo de nós.
Marcadores:
ENLACE/MPME,
Por Vanda Lúcia da Costa Salles
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário