sábado, 28 de agosto de 2010

HOMENAGEM: ANTONIO GONÇALVES ( ANGOLA)*



Foto: Antonio Gonçalves (Angola)




Foto: Escultura- Quixote, Havana (Cuba)





A ÁFRICA QUE OBSERVO COM OS DEDOS



ANTONIO GONÇALVES (ANGOLA)



1
A África que observo com os dedos
não é igual àquela que os meus pés ouviram.
Mas continua a produzir ancas secularmente
piramidáis, para pasto e repasto de abutres
intemporais.

2
A África que observo com os dedos
e transporto no olhar, já não usa sandálias
de pele de gibóia, para encantar as kalumbas
do meu tempo. Ela bóia diariamente
em panos garridos de garras ocidentalizadas.

3
A África que observo com os dedos
e nela pouso os meus lábios —Reparo
que não sou eu que a sugo, quando
a vejo gemer entre mãos expansionistas

4
A África que observo com os dedos
deixa-me o cheiro do Nilo na epiderme
e na derme o gosto a pirão azedo.
Mas, ainda respiro as suas marcas púrpuras
como déndém fresco...
5
A África que observo com os dedos
quando acorda, deita uma luz abrasadora
que me acaricia no início de cada jornada.
(Aí o seu charme apaziguador, na dor diária
dos meus irmãos famintos, como eu...)

6
A África que observo com os dedos
África de N’Krumah, Lumumba, Neto e Cabral
foi nascente e será, foz, a réstia continental
que restará do holocausto da nossa
podridão mental. E renascerás ó África!
Então, observar-te-ei não com os dedos
mas com as mãos e o cérebro...



*António Gonçalves nasceu em Luanda em 1960, e entre outras funções exerceu a de Secretário-Geral da União dos Escritores Angolanos (UEA). Atualmente é o Conselheiro Cultural da Embaixada de Angola em Cuba.




Já publicou várias obras, das quais se destacam “Gemido de Pedra”,”Versos Libertinos”,”Adobe Vermelho da Terra”, “Buscando o Homem”, ”Transparências”, A Linguagem dos Pássaros e dos sonhos", ”As Vozes do Caminho”,”o Sétimo Caminho e “Cenas que o Musseque Conhece”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário