ISTO É BRASIL! ISTO É EDUCAÇÃO!
Foto: Bandeira do Brasil
Foto: Professor Genebaldo Freire Dias (Brasil) e o SOCIOAMBIENTALISMO
"Defino a Educação Ambiental como umas forma de ampliar a percepção socioambiental e reduzir a pegada ecológica humana".
Depois de diagnosticar o estrago promovido pelo homem na natureza, enfatiza que "o papel da Educação Ambiental, neste contexto, torna-se mais urgente", e diz sobre o atual modelo educacional: "Precisamos oferecer mais formação. A educação ainda treina o(a) estudante para ignorar as conseqüências ecológicas dos seus atos."
Sobre o ANALFABETISMO AMBIENTAL e suas perspectivas em relação à Educação Ambiental e a percepção de mudanças significativas nas pessoas, disse ele:
R: Percebo sim. No Brasil essas questões ambientais estão presentes nas empresas, nos negócios, nos governos, nas comunidades. Temos entretanto, resistências fantásticas dentro das escolas particulares e das universidades. Nas escolas, molda-se o processo educativo em função de vestibular, de conteúdos. Uma falácia. A escola deve preparar a pessoa para a vida, para ser interdisciplinar, interativo, cooperativo, emotivo. Deve atentar para os desafios evolucionários. As universidades, em sua maior parte, são caquéticas, ultrapassadas, engessadas por grossas camadas de vaidades. Preparam pessoas para um mundo que não existe mais. Avessas a mudanças, continuam seu caminho koyaanisqatysi (filme do Francis Ford Coppolas, 1998, em dvd, recomendo).
Porém, é bom acentuar que as pessoas ainda não mudaram o suficiente - em qualidade e quantidade - para produzir mudanças em prováveis rotas de colisão com a insustentabilidade. Continuamos na mira do meteoro. Ultrapassamos vários sinais de alerta e não temos sinalizações que as mudanças políticas necessárias estão sendo tomadas.
Essa é a grande luta.
No caso de dúvidas, escutem um pouco mais o coração, escutem mais a intuição. Temos nos nossos genes as orientações para a sobrevivência.
*Genebaldo Freire Dias (brasileiro, Pedrinhas, SE, 3 de março de 1949), é doutor em ecologia pela Universidade de Brasília (UNB) e diretor do programa de mestrado e doutorado em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Católica de Brasília (UCB), onde também coordena o Projeto de Educação Ambiental. Atua como consultor independente em áreas ligadas à Educação, Ecologia e Sustentabilidade do Conhecimento.
Publicou: " Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental", "Populações Marginais e Ecossistemas Urbanos", Elementos para Qualificação em Educação Ambiental", "Fundamentos da Educação Ambiental", "Pegada Ecológica" e "Sustentabilidade Humana".
Nenhum comentário:
Postar um comentário