quinta-feira, 18 de novembro de 2010

MOMENTO DOCENTE: NINGUÉM- DE VANDA LÚCIA DA COSTA SALLES (BRASIL)*




Foto: Vanda Lúcia da Costa Salles e as pinturas de Silvia Aida Catalán (Argentina)



NINGUÉM




Assumira por acaso a forma em que estava agora. Humana. Irremediavelmente, humana. O espírito adentrara-se no corpo.
O conjunto da matéria apoiava-se num esqueleto que se estruturava ereto e bípede, diante da imensa adversidade. Voava plenamente com suas asas amarelas e largas, de penas amarelo-ouro.
Do centro do diálogo brotou, imagem e semelhança do espírito que manejava o sonho, e Ninguém surgiu como se a vida permanecesse em plena descoberta da necessidade de comunhão dos iguais. Um mítico alado em desempenho da exegese.
Encantada floresta àquela que o abrigara, acolhedora de formas e vidas comungadas. Um pio de ave poronga, um rastro de lesma em pedra vincada, uma sabiá alimentando a cria aflitiva, o sonho desperto embelezando a vontade, um silvo primitivo de gato do mato e o rufar das asas coloridas de inúmeras borboletas, em profundos voos labirínticos era tudo o que no momento se ouvia no dentro. Se a paz houvesse, talvez, a morada fosse estabelecida ali, às margens refrescantes do riacho que circundava as pedras inerentes da musgada montanha que se elevava em um cume onde por detrás de suas névoas cinzas habitava a harmonia .
Ninguém admirava o matizado das flores enredadas na relva. Um zumbido de uma abelha cortou o silêncio, rasgando o espaço na imensidão elástica do dia. De repente, o leve chuvisco salpicou as folhas e tudo ao redor. Não pensou duas vezes e mergulhou peixe, nas cálidas águas que penetravam em rodamoinhos, na densa abertura esculpida na imensa Montanha dos Poetas Esquecidos - lá , onde dormem todos aqueles enlouquecidos de sonhos ou pelo revés insidioso da tristeza , lugar de seres frágeis ao desdobramento de suas sensibilidades.
Ao longe do longe, uma gaivota dourada gritou no profundo do coração de uma criança com seu sorriso brejeiro.


- No livro: Entre o Abismo e a Montanha, de Vanda Lúcia da Costa Salles (contos)-



*VANDA LÚCIA DA COSTA SALLES: nasceu em Italva-RJ, Brasil, em 25 de abril de 1956. É Fundadora e Diretora Geral do ENLACE/MPME- Entidade Nacional de Literatura, Artes, Ciências e Educação do Museu Pós-Moderno de Educação. É Diretora Internacional no Brasil do T.A.A.R. –Alitas de América. Graduada em letras- Português/Literaturas (UERJ/FFP-SG,1991), Pós-Graduada em Literatura Infanto-Juvenil ( UFF-1992) e em Arteterapia na Saúde e na Educação ( UCAM,2000). Desenvolve pesquisa em Bioecolinguística (com ênfase na resiliência estética e plasticidade neural no desenvolvimento da linguagem). Publicou: No Tempo Distraído (2001, narrativas), Diversidade e Loucuras em Obras de Artes; um estudo em Arteterapia (2002,ensaio), A Palavra do menino e as abobrinhas ( Infanto-juvenil,2005), Núncia Poética (2010, poesia) e Entre o Abismo e a Montanha ( contos- no prelo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário