domingo, 20 de março de 2011

MOMENTO DISCENTE: A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGESA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO/ CONSCIÊNCIA NEGRA - DAVID PRADO RIBEIRO (BRASIL)*



Foto: Desenhos rupestres, de Vanda Lúcia da Costa Salles (Brasil)





A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Por DAVID PRADO RIBEIRO (BRASIL)



Refletindo sobre o assunto pautado e após fazer algumas pesquisas sobre a Língua Portuguesa, percebi que de alguma forma ela é importante no e para o mundo.
A Língua Portuguesa não é falada só no Brasil,mas também em muitos outros países como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Acredito que para sabermos a importância que a Língua Portuguesa tem no mundo de hoje, devemos ver o valor que ela já teve no passado como ter sido a última língua a ser formada atra´ves do Latim, também por já ter sido uma língua mundial, assim como o inglês é hoje.
Por isso é importante então que busquemos cada vez mais valorizar e defender a nossa língua materna. Afinal preservá-la demonstra muito mais do que somente zelar pelo falar de um povo, significa defender o que há de mais precioso em nosso país: nossa identidade, nossos costumes, nossa história (enquanto povo) e até mesmo nosso futuro.
Então não devemos deixar que o mundo contemporâneo nos iluda com um suposto império de quaisquer que seja a língua, porque o seu uso na atualidade não substitui de forma nenhuma a função essencial de outras fortes línguas, como nossa rica e maravilhosa Língua Portuguesa.
A Língua Portuguesa em si não é apenas uma língua, é sim, uma obra de arte que deve ser preservada. Portanto vamos valorizá-la!




CONSCIÊNCIA NEGRA


Por : DAVID PRADO RIBEIRO (BRASIL)


É duro admitir que nos dias de hoje ainda exista preconceito racial em nosso país. Mais há.
No Brasil todos os dias dezenas de negros são vítimas de preconceito, simplesmente pela cor de sua pele.
Devemos nos colocar no lugar do outro com consideração, valorização, identificação e diálogo.
Devemos aprender a conviver com o outro não importa sua cor, crença, etnia, cultura ou gênero.
Consciência negra não é só para negros, mas sim para todas as pessoas, sejam elas brancas, negras, pardas e de todas as cores.
O normal é sermos diferentes.



* Com base na prática de ensino: jogos de linguagem, a partir de texto de STEVE BIKO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário