sábado, 10 de julho de 2010

COLAGEM*: SILVINA GALLO - ARGENTINA




Foto: Retrato da Personalidade, Silvina Gallo

Dice ella;

" Creo ser figurativo, tres figura muy psicológico e intimista. A figura superior, a la derecha que representa a la madre distante observando algo que le señala la figura pequeña que está del lado superior izquierdo y que representa los mandatos y el centro y abajo esta la hija apoyada an el hombro de su madre buscando consuelo, pero no lo encuentra en su madre y no por desamor, y si por que la indiferencia tiene que ver con las cuestiones propias de la madre. Y en segundo plano está el mosaico en vidrio que representa la vida nos da una visión diferente según la de la luz. Y en fin también influyen en nuestra personalidad..."


Colagem era um dos métodos utilizados pelos surrealistas, para desenvolver as potencialidades inconscientes e iluminar o imaginário.

Na história da arte sabe-se que os primeiros artistas a utilizarem a técnica da colagem ( que tem por procedimento juntar na mesma superfície duas ou mais imagens, cada uma de origem diferente da outra)foram PABLO PICASSO e GEORGES BRAQUE, por volta de 1912.

. Eles colavam diversos materiais em suas pinturas a óleo. Depois de algum tempo, vários deles começaram a misturar imagens impressas de todo o tipo, desde rótulos até gravuras.
MAX ERNST fazia criativas colagens a partir de ilustrações de jornais e revistas ou juntando coisas, inventando criaturas e ambientes estranhos.

Outro artista importante que desenvolveu a técnica da colagem como arte foi HENRI MATISSE. Ele chamava essa técnica de "desenhando com tesouras". A técnica consiste em cortar figuras em papéis coloridos. O resultado são composições simples, mas muito bonitas, que acabou influenciando muitos outros artistas depois dele.

Avançando um pouco mais na história, por volta da década de 60, surge a POP ART, movimento que mistura imagens populares de propaganda, como caixas de sabão em pó com outras imagens, usando pintura e serigrafia. ROBERT RAUSCHENBERG, artista plástico, atuante até hoje, fez muitos trabalhos desse tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário