sexta-feira, 2 de julho de 2010

MOMENTO DISCENTE: A MENINA QUE DIZIA SER EU - FRANCYELE ANDRADE DA CRUZ *




fOTO: Rob Gonsalves


Era uma vez um bebê muito lindo que tinha uma família feliz. Conforme o tempo, esse neném cresceu. Quando estava bem grandinha, a menina falou:
- Mãe, eu vou brincar na rua. Posso ir, mamãezinha?
- Claro! Claro!
Ela viu uma outra menina e disse assim;
- Hei! Posso brincar com você?
- Sim. Mas você sabe brincar de pique-pega?
- Sei sim! - exclamei.
- Então, vamos brincar.
- Ah! Mas eu ia esquecendo-me de uma coisa.
- O quê?
- O meu nome é Ana.
- Que maneiro! O meu também é Ana!
- Mas calma aí! Se o seu nome é Ana e o meu também é Ana, então?!
- Éntão, eu sou você?
- É você é eu!
- Não, não, nós somos duas pessoas muito diferentes.
- Mas por que somos diferente se nós temos o mesmo nome?
- Porque cada uma de nós tem uma vida; você tem sua mãe, seu pai, a sua casa, seu lar, ou seja, a sua vida. Estou mentindo?
- Não, mas então, só tem uma coisa em comum entre nós!
- Sim, somente uma coisa.
- O nosso nome!!!! - disseram em uníssono.E continuaram o bate-papo:
- Então, eu sou eu! E você é você!
- Sim!!! E uma das Anas, continuou:
- Vamos brincar mais?
- Ai, eu estou cansada! - replicou a outra Ana.
- Ah, eu acho que estou também.
- Ana, eu vou para casa e vou contar para a minha mãe que aprendi que as pessoas que têm o mesmo nome são pessoas muito diferente uma das outras.
- Sim, é isso mesmo, Ana!
- você é que me ensinou isso!
- Obrigada por me ensinar uma coisa muito importante. E isso faz parte do ensino na vida, que podemos aprender na diferença.



* Conto selecionado para a 1ª Antologia Estudantil Nacional e Internacional do ENLACE/MPME-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário