
Foto: aspiral

Foto: Sapo-cavalo

Foto: ilusion

Arte Cinética
Também conhecida como Cinetismo, a arte cinética é uma corrente das artes plásticas que explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos, ilusão de óptica ou truques de posicionamento de peças; uma vez que o termo está ligado à idéia de movimento.
Ao longo do tempo é possível localizá-lo em artigos, manifestos e revistas da década de 40, sabendo que a preocupação com o movimento nas artes é muito mais antiga, e remonta, aos animais representados nas paredes das cavernas. O termo ‘cinético’ foi incorporado ao vocabulário artístico em 1955, por ocasião de uma grande exposição – “Le Mouvement” - na parisiense Galerie Denise René, com obras de artistas de diferentes gerações.
O cinetismo rompe com a condição estática da pintura, apresentando a obra como um objeto móvel, que não apenas traduz ou representa o movimento, mas está em movimento.


Foto: Luigi Russolo- Dinamismo de um automóvel, 1912-13

Foto: Falsa espiral


Foto: Yaacov Agam
Esta nova tendência mantém os princípios básicos das vanguardas anteriores, como o Cubismo, o Abstracionismo, etc., pois segue a tradição da incessante procura pelo novo na arte.
Um dos compromissos era o de incessantemente criar novos estilos artísticos e determinar um rompimento em relação aos anteriores, sendo diferentes dos demais.
No prisma da arte “do movimento”, países como Brasil, Argentina, Venezuela, Espanha, Itália e França tiveram um desenvolvimento artístico mais significativo no campo do cinetismo.
oie , queria saber , do que essas artes sao feitas ? , me ajuda , hooje mesmo !
ResponderExcluir