sábado, 17 de julho de 2010

CINETISMO OU ARTE CINÉTICA: O MOVIMENTO EM MOVIMENTO NAS ARTES PLÁSTICAS*



Foto: aspiral



Foto: Sapo-cavalo



Foto: ilusion








Arte Cinética


Também conhecida como Cinetismo, a arte cinética é uma corrente das artes plásticas que explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos, ilusão de óptica ou truques de posicionamento de peças; uma vez que o termo está ligado à idéia de movimento.

Ao longo do tempo é possível localizá-lo em artigos, manifestos e revistas da década de 40, sabendo que a preocupação com o movimento nas artes é muito mais antiga, e remonta, aos animais representados nas paredes das cavernas. O termo ‘cinético’ foi incorporado ao vocabulário artístico em 1955, por ocasião de uma grande exposição – “Le Mouvement” - na parisiense Galerie Denise René, com obras de artistas de diferentes gerações.

O cinetismo rompe com a condição estática da pintura, apresentando a obra como um objeto móvel, que não apenas traduz ou representa o movimento, mas está em movimento.









Foto: Luigi Russolo- Dinamismo de um automóvel, 1912-13



Foto: Falsa espiral









Foto: Yaacov Agam




Esta nova tendência mantém os princípios básicos das vanguardas anteriores, como o Cubismo, o Abstracionismo, etc., pois segue a tradição da incessante procura pelo novo na arte.

Um dos compromissos era o de incessantemente criar novos estilos artísticos e determinar um rompimento em relação aos anteriores, sendo diferentes dos demais.

No prisma da arte “do movimento”, países como Brasil, Argentina, Venezuela, Espanha, Itália e França tiveram um desenvolvimento artístico mais significativo no campo do cinetismo.

Um comentário:

  1. oie , queria saber , do que essas artes sao feitas ? , me ajuda , hooje mesmo !

    ResponderExcluir