quinta-feira, 15 de julho de 2010

MULHERES QUE FAZEM HISTÓRIA PÓS-MODERNA: SAMIRA BELLIL – UM SIM PARA A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA NO MUNDO*




Foto: Samira Bellil



Escritora e militante social argelina, nasceu em 24 de novembro de 1973 e faleceu em 7 de setembro de 2004. Radicada em França, escreveu o livro “ Dans L’enfer dês tournantes “ ( edição Denoël, 2002), em que relata as violações (coletiva) sofrida em um bairro periférico da França, precisamente em Seine-Saint-Denis.

Denunciou a seus violadores, foi colocada para fora de casa e teve que abandonar o seu bairro. Seu violador foi condenado a oito anos de prisão. Devido aos ataques sofridos, caiu nas drogas e álcool. Seguiu uma larga terapia de reabilitação, colaborou com uma associação de mulheres e baseada em sua experiência escreveu o livro autobiografia, que traduzido chama-se No Inferno do Grupo-Viola.

Morreu em 7 de setembro de 2004 com 31 anos de idade, enferma de um câncer de estômago.


Em 7 de abril de 2005, uma Escola francesa em L’Île-Saint-Denis foi nomeada em sua honra: Ecole Samira Bellil.


Parabéns a Ecole Samira Bellil e a todos àqueles que contribuem para que a democracia participante se aprimore e dimensione a educação dos povos.



• Fica instituído o Prêmio Samira Bellil de Literatura do ENLACE/MUSEU PÓS-MODERNO DE EDUCAÇÃO, sendo a ECOLE SAMIRA BELLIL detentora da primeira Menção Honrosa em prol da Fraternidade Entre Os Povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário