quinta-feira, 15 de julho de 2010

POESIA: A QUE MORA EM MEUS OLHOS - VANDA LÚCIA DA COSTA SALLES (BRASIL)



Foto: Torso (1935)- Chumbo 66,5 x 47,7 x 48,4 cm, de Henry Laurens



A QUE MORA EM MEUS OLHOS



À Maria Laura Guevara (Argentina) e Maria Izabel Sanchéz Viscaíno (Espanha)




Ao longo da praia, descalça na areia
Caminha guerreira
A que mora em meus olhos
e imprime tão indolente uma rima atenta
à brisa marinha respinga a pele e aspira no ar o ar e suspira
presença tão cheia,
enquanto gaivotas e pelicanos arrebanham seus peixes
ela
faz bico e
sorri escandalosamente pra vida... É só vida, essa menina!


A que mora em meus olhos é faceira
Mulata definida no canto e na garra e
na base de ginga
Impele o quadril feito puma na relva... Aguça o caldo no tempero,
desdobra saudades como ninguém mais ... No mar,
respira em minha boca o hálito da terra fecunda de cio.
Ah! Como é bom a presença do Amor em nós!


Uma palmeira nos olha através de suas folhas e cocos... Estamos a sós...
E Eu e o Mar tão sedentos!



A que mora em meus olhos nada sabe de mim
apenas permite a luz
invadir minha alma e iluminar os meus olhos
mergulhados no visgo e
expreitar a forma
com que lava os panos perfumados de maresia do seu pescador Adonias



E ele escala os pescados,
um a um, e
se deleita na vida
enamorado de estrelas-do-mar...





*Do Livro " DA APRENDIZAGEM... DE ASAS "- Vanda Lúcia da Costa Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário